Página Inicial Dicas e inspirações Planejamento Ponto de Venda Sem categoria Tecnologia
Poli Fest, 15/02/2024
Se antecipe e destaque o seu varejo da concorrência, conquistando clientes ainda mais fieis
O mundo dos meios de pagamento vem mudando rápido no Brasil, e para que o seu varejo acompanhe essas mudanças, é indispensável estar atento aos dados e às tendências dos meios de pagamento. Algumas estatísticas mostram o tamanho dessa transformação:
- Em junho de 2023, foram feitas 3,42 bilhões de transações com PIX, movimentando R$1,39 trilhão, segundo o Banco Central. No e-commerce em 2022, 24% do total transacionado foi pago via PIX.
- O cartão de crédito lidera, com 39%, os tipos de pagamentos mais usados pelo consumidor. Mas, recuou em 6 pontos percentuais na comparação com o ano anterior. Os dados são do The Global Payments Report, da Worldpay. Para 2026, a expectativa é de que a fatia global dos cartões de crédito caia para 16%. Já as carteiras digitais devem crescer para 54% no mesmo período.
- Mais da metade dos consumidores (54%) costumam realizar pagamentos por aproximação usando cartão, celular, relógio ou outro dispositivo, segundo pesquisa Datafolha/Abecs. Três em cada cinco desses consumidores usam pagamentos por aproximação com frequência. O uso de pagamentos por aproximação cresceu 85,4% , movimentando R$191,3 bilhões no primeiro trimestre de 2023.
Para estar preparado para estas tendências nos meios de pagamento, o varejo precisa estar atento a estes 4 pontos:
Ofereça variedade e facilidade de uso:
Segundo a Cielo, 70% dos consumidores dizem que as empresas precisam oferecer diversos meios de pagamento, como PIX, QR Codes, cartões e carteiras digitais – 33% esperam que essas soluções sejam ainda mais fáceis de usar do que hoje.
Esteja atento e ofereça variedade de meios de pagamento – para que o cliente escolha a sua preferida, de forma simples.
Segurança acima de tudo!
Os meios de pagamento precisam ser, em primeiro lugar, muito seguros. É isso que gera confiança e estimula o uso. Segundo dados da Visa, 89% dos usuários de cartões diminuem ou deixam de usar um meio de pagamento que foi fraudado.
Nos meios de pagamento, a segurança depende de 3 pontos: pessoas, infraestrutura tecnológica e proteção aos dados. É preciso informar o público constantemente sobre novas fraudes, evoluir a tecnologia e adotar as medidas mais modernas de prevenção.
Novas modalidades de pagamento:
Carteiras digitais, pagamentos sem senha e uso de criptomoedas são algumas modalidades que ganharão força nos próximos anos no varejo.
A autorização de realização de transações via Whatsapp (aprovado pelo Banco Central) abre uma grande oportunidade para que o varejo acelere as vendas via aplicativos de mensagem e redes sociais, o que vai trazer mais inovações para o relacionamento com o cliente.
Prepare-se para o Real Digital!
O Real Digital vem sendo desenvolvido pelo Banco Central para viabilizar novos modelos de pagamento e tecnologias, como smart contracts e liquidações de pagamento por meio de dispositivos de Internet das Coisas.
É uma novidade que promete acelerar a transformação dos meios de pagamentos no Brasil!
Conclusão:
O ecossistema brasileiro de meios de pagamento é um dos mais ativos e inovadores do mundo, mas muito mais inovação vem por aí.
O resultado será mais facilidade para os consumidores, mais eficiência e redução de custos para varejistas e clientes. O empresário que estiver atento e se antecipar às mudanças, pode ganhar um belo diferencial no seu mercado, conquistando clientes cada vez mais fieis!
Conte com a Poli Fest na missão de posicionar o seu varejo sempre a frente da concorrência. Fale com o nosso time de atendimento e conheça o nosso catálogo de produtos.
Leia também: