A Black Friday costuma gerar dúvidas em muitos brasileiros. Por isso, vamos explicar o que é esta data e porque ela vem ficando cada vez mais importante no mundo todo, sobretudo no varejo.

Descontos e mais descontos

black-friday-1

A Black Friday representa o maior período de ofertas, promoções e liquidações dos Estados Unidos, antes do Natal. Em português, significa sexta-feira negra e é marcada por descontos incríveis que movimentam o mercado com o intuito de acabar com os estoques antes das peças do fim de ano chegarem pra valer nas vitrines.

Sendo a atração principal do comércio no mês, a data da Black Friday é o dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, o dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Pra descomplicar, acontece no último fim de semana de novembro.

Apesar da Black Friday originalmente acontecer num único dia, na sexta-feira, desde que esta nova data do comércio chegou por aqui, os brasileiros logo deram um jeitinho de adaptar e hoje é comum ver promoções como Semana Black, Mês Black, Fim de Semana Black, Sexta, Sábado e Domingo Black, tudo para remeter ao dia mundialmente famoso.

O cenário durante a pandemia

black-friday-2

Agora que você já sabe bem do que se trata, vamos falar de 2020. Ninguém precisa repetir que vivemos um ano desafiador, mas os números apontam para a maior Black Friday do Brasil até hoje (a data chegou por aqui em 2010), uma vez que já notamos a retomada econômica e os downloads de apps varejistas aumentaram 100% durante o isolamento social.

Neste cenário a pergunta que fica é: o seu estoque está preparado para um dos maiores atrativos da temporada? Muitos dos seus clientes já devem estar ansiosos para fazer bons negócios durante a Black Friday. É verdade que o setor eletrônico ganha destaque, mas todas as áreas podem e vão se beneficiar.

Ajude seus clientes a comprarem mais e melhor de você. Nada melhor do que aproveitar a Black Friday para isso.