Poli Fest, 30/11/2023
Colocar a experiência do cliente como centro das suas estratégias é o melhor caminho
para ter um varejo bem-sucedido, seja no mundo online ou offline
Garantir uma excelente experiência do cliente, e que os consumidores tenham uma jornada de compra agradável e eficaz, é uma prioridade máxima para as empresas que desejam prosperar no competitivo cenário do varejo.
Isso envolve a criação de ambientes amigáveis, com localização fácil e intuitiva dos seus produtos, organização da sua loja como um todo, oferecer opções variadas e simplificadas de pagamentos, e oferecer formação de equipes de vendas bem treinadas desempenham um papel crucial.
Personalização é a chave na experiência do cliente!
A personalização é um componente fundamental na construção de uma experiência do cliente. Os consumidores de hoje esperam que os varejistas conheçam suas preferências e histórico de compras, oferecendo recomendações e ofertas personalizadas.
Essa estratégia não se limita apenas a ofertas de produtos, mas envolve também a comunicação e o atendimento prestado pelo seu time. A capacidade de criar experiências únicas para cada cliente é uma das principais vantagens que uma empresa pode ter no varejo moderno.
Afinal, o que dizem os dados sobre como a experiência do cliente pode impactar os seus resultados?
De acordo com uma pesquisa da Zendesk por meio do relatório Quantificação do impacto comercial do atendimento ao cliente no Brasil:
No que diz respeito a boas e experiências de atendimento ao cliente, por exemplo, os dados da pesquisa apontaram que 66% dos clientes que ficaram satisfeitos recomendaram a marca/empresa para outras pessoas.
Somado a isso, 51% passaram a comprar mais vezes e a usar mais os produtos e/ou serviços comercializados por essa empresa.
Ou seja, a experiência vivida pelo cliente influencia diretamente no seu relacionamento com a marca e na imagem que tem e que transmite dela. Para entendermos o cenário global de atendimento ao cliente, o Relatório de Customer Trends da Zendesk para 2022 traz outras informações que complementam essas.
A pesquisa constatou que 92% dos consumidores dizem que uma experiência positiva de atendimento ao cliente aumenta a probabilidade de eles fazerem outra compra.
Por outro lado, 61% dos clientes recorreriam a um concorrente após uma experiência ruim. Se forem duas experiências negativas, 76% dos clientes não voltam mais.
Absolutamente tudo é experiência, então, atenção aos detalhes!
Desde o contato via redes sociais para tirar uma dúvida ou verificar um horário de funcionamento, a climatização da sua loja, a facilidade no pagamento, a entrega de um produto por delivery… qualquer contato com um cliente potencial é crucial para determinar qual a será a percepção de valor gerada, por isso, tenha atenção máxima ao detalhes.
Então, procure conhecer o seu público e estar atento ao que é importante e indispensável para que ele considere o seu varejo como a primeira opção, sempre que precisar. Lembre que a melhor propaganda que existe é aquela recomendação sincera feita pelo seu cliente mais satisfeito e fiel.
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Aproveite para conferir o nosso artigo sobre como transformar o seu ponto de vendas, e melhorar assim a experiência do cliente, por meio da tecnologia.