A regra número 1 de todo mercado em alta é atrair novos investidores. Fato. Aí entra a tecnologia que informa geral e democratiza tudo. Outro fato.

E assim as opções disponíveis se tornam tão parecidas que é difícil reconhecer diferenciais que justifiquem a preferência do cliente. Como ser percebido em um mercado tão parecido?

Sem dúvida, a vida fica mais dura a cada dia para quem tem um produto para vender. A competição aumenta no mercado de festas, mas nem tanto a renda do consumidor. Lojistas, muitas vezes, precisam lutar por um mesmo cliente todo dia: aquele disposto a realizar algum evento.

Como prevalecer nessa nova forma de mercado sem sacrificar as margens de lucro nem comprometer a imagem de marca? A resposta é: ser diferente. E isso não quer dizer ‘oferecer as novidades do mercado primeiro’. Mais cedo ou mais tarde, elas também estarão nas vitrines do concorrente. Há quem, tentando ser diferente, monta loja tão diferenciada que nem parece vender artigos para festa.

Ser diferente é mais simples e difícil que isso tudo: significa ser importante. É a percepção do consumidor que conta na diferenciação da sua loja.

Como ser importante no mercado de festas?

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Talvez seja a hora de rever o discurso e falar menos das nossas virtudes e mais do que fazemos pelos consumidores. Ser importante é voltar-se aos interesses, necessidades e expectativas dos fregueses.

Ainda hoje, surpreende a falta de entendimento das empresas de que as pessoas querem sentir-se importantes. Uma demonstração de respeito, de que sua loja respeita as necessidades delas, é tão ou mais importante que oferecer preço.

É preciso ouvir os consumidores. Cobrir ofertas da concorrência se justifica tão somente por isso. Ouvir. Já para o consumidor talvez fique outro entendimento. Tipo: Aqui você é tão importante que a gente cobre o preço concorrente para você continuar comprando conosco.

Sua empresa tem SAC? Que ótimo. Faça bom proveito dessa plataforma de relacionamento. Mas se não tiver, tudo bem. As redes sociais podem funcionar do mesmo jeito. O lance é ouvir para depois ser ouvido. Isto é: transformar expectativas e desejos em soluções diferenciadas.

Esteja sempre próximo, não deixe que se criem grandes hiatos na comunicação. Estabelecer vínculos, que lhe confiram importância, também depende de constância.

Fala que eu te escuto

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As pessoas querem ser ouvidas e a sua loja as ouve. Consegue mensurar sua importância?

Não por acaso, na Poli Fest um dos lemas é: o que podemos fazer por você hoje?