Poli Fest, 24/11/2020
O verão tem início entre 21 ou 22 de dezembro e termina em 20 ou 21 de março. Não por acaso, muita gente deixa para agendar as suas férias nesse período.
O aumento da temperatura, em combinação com as férias escolares, propiciam viagens e descanso: oportunidades interessantes para todo o mercado. Apesar do Covid ser um fator decisivo ao planejamento das férias, quem puder não deixará de aproveitar.
Por isso, toda boa gestão e controle de estoque deve levar essa época em conta. Se dar bem nesse período pode ser decisivo no equilíbrio do balanço anual, sem grandes impactos nos períodos de baixa.
Seguem algumas dicas para você preparar seu negócio para as próximas férias e garantir planejamento e rentabilidade.
Férias de verão com estoque em dia
Proatividade é a palavra de ordem. O quanto antes começar a pensar o período, melhor.
Lembre-se que junto a ele ocorre o período natalino e boa parte das vendas de férias poderão ser antecipadas. Pelo menos pelos seus clientes mais organizados e com viagens programadas.
Chegada de 2021: promoções de início de ano
Após as Festas de Fim de Ano, o mercado geralmente se mobiliza para as Queimas de Estoque e Promoções de Verão. É a partir daí que as compras serão efetivamente realizadas.
Se o estoque de Natal não foi todo liquidado, as promoções serão uma boa saída. Preços baixos atraem consumidores. Essa é uma tática utilizada desde sempre pelas marcas e funciona muito bem.
Outra tática é fazer liquidações de sazonalidade – outono/inverno e primavera/verão – durante os períodos contrários do ano. Fica a dica.
Gestão é eficiência
A gestão de estoque é a capacidade do seu negócio organizar e controlar a quantidade de cada produto em um determinado momento. Além disso, permite que você entenda seu mix de produtos e também as demandas. Tudo isso poderá determinar suas necessidades de compra, reposição e ainda facilitará a seleção dos melhores fornecedores.
Muitas vezes sua empresa pode conseguir boas negociações com fornecedores, efetuando compras antecipadas ou em quantidades previamente planejadas. Sempre leve isso em conta.
A gestão de estoque reduz erros, imprevistos, falta de produtos e insatisfações por parte dos consumidores. E pode ser decisiva para equacionar as vendas de Natal com as de Férias e o Verão.
O objetivo é um só: manter a melhor das performances nesses períodos de alta temporada de vendas.