Poli Fest, 29/09/2020
Você sabe como aumentar suas vendas e o seu ticket médio?
Imagine a seguinte situação: sua família irá fazer uma festa de aniversário para a sua irmã. Não será uma grande comemoração, mas terá um bolo para os mais próximos. Você tem a responsabilidade de ir ao supermercado e comprar algumas bebidas e ingredientes para um lanchinho. Na fila da padaria, já pensando em voltar e arrumar as coisas da festa, você olha para um expositor perto de alguns bolos e vê velas, bexigas, chapeuzinhos e lembra que ninguém pensou nisso. Você acabou de lembrar que aniversário tem que ter vela e, se levar as bexigas e chapeuzinhos, pode deixar tudo mais divertido.
O exemplo acima é simples, mas a situação é real e o estabelecimento acabou aumentando o valor da venda apenas por mostrar ao cliente motivos a mais para comprar. Você já passou por isso? É bem provável que sim. Lembrar de comprar algo ao ver um produto exposto perto do caixa não é algo que acontece ao acaso, inclusive, é uma importante estratégia de vendas conhecida como Venda Cruzada.
Vendas Cruzadas
As vendas cruzadas consistem em apresentar produtos que podem chamar a atenção das pessoas e fazê-las comprar mais, aumentando o ticket médio. Com toda certeza você já foi comprar um refrigerante e voltou com copos descartáveis, ou então, foi comprar uma vela de aniversário e voltou com bexigas. A ideia é pensar “se a pessoa ver isso, vai fazer sentido ela comprar aquilo?”.
Pra quem vende é bom. Pra quem compra, também
Se você trabalha com confeitaria e vende bolos, já tem um bom termômetro da possibilidade dos clientes comprarem ou não itens de decoração. Por que não oferecer isso e aumentar o ticket médio das suas vendas? Cada vez mais as conveniências, estabelecimentos com foco no comércio de bebidas, estão crescendo pelo país. É possível que alguém que compre um fardo de cerveja esteja comemorando algo? Claro que sim, então você também pode aumentar as vendas ao oferecer itens de comemoração no seu comércio.
As possibilidades são infinitas e o principal é usar a técnica das vendas cruzadas para melhorar as suas vendas e garantir que seus clientes não passem pelo famoso “esqueci” quando alguém perguntar “comprou vela?”. Existe um antigo ditado: quem não é visto não é lembrado. Que tal substituir ele para essa versão: quem é visto, é lembrado, escolhido e comprado.
Boas vendas!