Já estamos aproveitando as datas comemorativas do segundo semestre de 2020, um ano difícil para todos, mas em retomada econômica. Enquanto o comércio se prepara em todo o Brasil para aproveitar as oportunidades, vamos agora ver o que não pode faltar na sua lista. 

Planejamento

datas-comemorativas-1

Tenha um calendário em mãos e destaque as datas comemorativas que são essenciais para o seu negócio e dos seus clientes. Imagine a seguinte situação: você tem um cliente que mora em outra cidade e, neste semestre, o município faz aniversário. É provável que este cliente precisará dos seus serviços para decorar a sua loja em uma data tão especial para seus consumidores. Você pode se adiantar e lembrar o cliente disso. Você pode mostrar opções de produtos para este cliente antes mesmo dele te procurar para fazer o pedido. 

Organização

Com as datas comemorativas em mãos, você precisa saber o que é essencial e o que não é. Monte uma estratégia com plano de ação para não se perder no que precisa e pretende fazer. Preparar o seu PDV é algo que deve ser feito com antecedência para não gerar estresse e esquecimento das demandas.

Estoque

datas-comemorativas-2

Seu estoque está preparado para as datas comemorativas? Para muitos comerciantes este segundo semestre representa 70% das vendas anuais, com Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo. Ter o que seus clientes querem e precisam pode ser a diferença entre a pronta entrega e o cliente ir à concorrência.

O impacto das datas comemorativas, ou sazonais, é uma tradição inegável no comércio e, se pensadas com antecedência, podem te ajudar a preparar as melhores oportunidades para as vendas. Da comunicação até a logística, tudo deve ser bem pensado para atender a procura por produtos com eficiência em um período com aumento natural de demanda. Seu estoque está reforçado? Espero que sim.