Vender é muito mais complicado do que parece. Envolve talentos pessoais, boa comunicação e sobretudo compreender o possível comprador logo nos primeiros minutos de contato. Seguem algumas dicas das etapas de vendas que podem auxiliar você e sua equipe nessa dura e vital batalha do dia a dia.

1. Compreenda, a etapa de venda da empatia

No mercado de festas, vender não é tão diferente de qualquer outro varejo. As abordagens podem variar de vendedor para vendedor ou de loja pra loja, mas no geral são as mesmas. Ocorrem logo na chegada do cliente ou até que ele sinalize que precisa de ajuda.

Vendedores geralmente auxiliam, são simpáticos, informativos, esclarecedores, persuasivos. Mas há um fator tão importante quanto tudo isso: a empatia.

Compreenda que você está dando ao cliente a chance de resolver um problema ou melhorar a qualidade do que ele procura. Seria algo como resolver o problema, mas com excelência. Ampliar as possibilidades de compra, mas com muito mais relevância. A empatia é uma das etapas de vendas geralmente adotada por vendedores diferenciados. Daqueles que, por meio de empatia e paixão no que fazem, não esperam fechar uma venda, mas ganhar um amigo.

2. Focalize, a etapa da memorização

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Quando a loja está cheia, muitas vezes é quase impossível dar atenção a um só cliente. Mas é necessário. Mesmo que tenha de atender algum novo chamado, é importante não demonstrar esquecimento do que conversou com o cliente.

Lembrar o nome dele e retomar o assunto no ponto onde pararam são pontos positivos para a continuidade e efetivação da venda.

3. Auxilie, a etapa da preocupação

Uma tarefa essencial, mas que aparece em 3º lugar nessa lista. Mais que facilitar a observação de produtos, auxiliar pode ser um diferencial.

Experimente auxiliar os clientes a calcularem as vantagens que terão ao adquirir determinado produto. Apresente soluções momentâneas e futuras. Calculadora na mão, pensamento com otimização. Demonstrar profundo interesse na relação Custo x Benefício do produto, é muito certeiro nessas horas.

4. Ajude, a etapa da prestatividade

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Outra etapa de praxe no processo de vendas, mas que pode ser elevada à categoria de excelência no atendimento.

É que o consumidor não quer ouvir a palavra ‘não’. Na falta de um produto específico desejado, procure no estoque ou, na pior das hipóteses, recomende até a loja concorrente. Você também pode anotar o telefone do cliente e ligar assim que o produto estiver disponível. 

Esta etapa do processo de venda contempla o auxílio à resolução do problema. E se com essa prestatividade você conseguir amarrar uma venda futura, ponto para você.

5. Agradeça, a etapa da valorização

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Gratidão é a arte de atrair coisas boas. Demonstrar profundo agradecimento pode fazer você conseguir muitas coisas. Até esse cliente voltar à loja e querer ser atendido justamente por você.