Funil de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. 

Geralmente, um funil de vendas é dividido em 3 etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. 

É claro que o funil de vendas funciona para todos os segmentos, inclusive para o de festas e decoração. Mas é preciso adaptar alguns dos seus conceitos para traçar uma boa estratégia e trabalhar o funil corretamente com a sua base de clientes. 

É isso que vamos falar neste texto do nosso blog.

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Etapa 1 – Descoberta do problema 

Nessa fase, os seus potenciais clientes precisam descobrir que a sua loja oferece um determinado produto ou serviço. Essa é a etapa da consciência, despertada após entrarem em contato com a sua empresa.

Você está dando ao cliente a chance de resolver um problema ou melhorar a qualidade do que ele procura.

Etapa 2 – Consideração da solução

Na etapa, o seu cliente já sabe que tem um problema para resolver (No seu caso, provavelmente um evento ou uma festa) e estão em busca de resolver suas necessidades, ainda que não saibam bem como fazer isso. 

É nessa hora que o seu marketing e comunicação precisam ser precisos e diretos. Focando mais nas suas soluções. 

Etapa 3 – Decisão final

Agora, os clientes estão praticamente prontos para serem abordados pelo seu time comercial. Mais do que cientes do problema, buscam soluções.

Você já é uma referência no segmento e agora é hora de negociar os seus produtos. Mostre que você é o parceiro perfeito para eles. 

Depois da etapa 3, vem a fidelização 

Assim como em todos os segmentos, o pós compra é importante no mercado de festa. Por isso, depois da venda, vale um contato novamente com o seu cliente. Pergunte se ele está satisfeito ou use esse tempo para fazer uma pesquisa sobre o seu atendimento. 

Temos certeza que, seguindo essas etapas, o seu cliente vai lembrar da sua loja quando precisar de uma outra festa novamente. 

Você  conhece os canais de mídias sociais da Poli Fest? Lá tem exemplos de muita coisa que o funil de vendas pode fazer pela sua marca. Confere lá.