A maneira mais inteligente de atingir objetivos e a que mais funciona no mundo dos negócios é o marketing. É como tirar proveito de tudo aquilo de bom que a marca oferece, anunciando-os aos meios de comunicação. E, num passe de mágica, os resultados aparecem!!! Calma, calma. Lamentamos informar: a verdade é que não é tão simples assim.

Primeiramente: você sabe a diferença entre propaganda, publicidade, promoção?

propaganda-em-lojas-para-festa-1

Sem nos estendermos muito, mas propaganda está mais relacionada a fins ideológicos.

Embora muito utilizada como sinônimo de publicidade, a propaganda, a rigor, tem sua importância histórica.

A publicidade é o que mais vemos por aí, em se tratando de comunicação de negócios e marcas. Esta, sim, tem mais jeito de ser ‘a alma do negócio’. Voltada a propiciar o consumo, tem diversas outras funções e faz-se valer de todo meio de comunicação para isso. Tanto tradicional (televisão, rádio, outdoor, jornal, folheto) quanto digital (redes sociais, buscadores, sites, portais etc).

Já a promoção de vendas é uma estratégia pontual. Ela aproveita períodos sazonais para intensificar vendas, como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Páscoa, Natal etc.

Propaganda: desde que bem planejada é aliada poderosa

É simplesmente incrível o poder de uma publicidade bem-feita. Muitas vezes, gerar vendas é só a consequência.

Você já deve ter visto marcas rotineiras, sem destaque, que de repente se transformaram em águias com brilho nos olhos. Junte um grande remanejo nas suas missões com a propaganda bem-feita. Está feita a química que tende a dar certo.

Todos nós possuímos um potencial de realização que somente se manifesta quando nos apaixonamos por alguma coisa. E se tem algo que todo anunciante é, é apaixonado. Seja por si próprio, pelo seu produto, trabalho, pelo consumidor. Não raro encontramos marcas apaixonadas por tudo isso junto.

Por isso, antes de realizar propaganda, faça uma revisão das áreas da empresa. O Atendimento é impecável? A qualidade é acima da média? O preço é interessante? A concorrência já anuncia? Qual o objetivo: vender mais? Ou ainda construir ou melhorar a imagem de marca?

O ideal é procurar orientação de especialistas. Há inúmeras boas agências de publicidade e propaganda, mesmo no interior do estado.

Em suma, a propaganda tem mais potencial para alavancar negócios do que o contrário. Apenas não deixe para ela os cuidados com as outras áreas de sua empresa. Propaganda, como bem entendido, é anunciar atributos, diferenciais. E se eles só aparecerem na propaganda – e não no dia a dia da empresa – é propaganda enganosa.

Quando a empresa é seduzida pela ideia de anunciar, propaganda, publicidade, promoção, geralmente tem potencial para fazer mágica aos resultados. Afinal, encontram um ambiente positivo para se manifestar.

Você  conhece os canais de mídias sociais da Poli Fest? Lá tem exemplos de muita coisa que a propaganda pode fazer pela sua marca.  Confere lá.